Sexta-feira, 24 de Março de 2017

...

Semana da Leitura_final_com andorinhas2.jpg

Ecos do primeiro dia da Semana da Leitura

Embora a Primavera teime em não aparecer, algumas andorinhas instalaram-se na nossa escola para dar as boas vindas à Semana da Leitura...A comunidade educativa deu asas à sua imaginação e participou no passatempo “Para que as andorinhas possam voar, a tua imaginação tens de soltar”

IMG_3035.JPGIMG_3036.JPG

IMG_3027.JPGIMG_3029.JPG

Os computadores e as portas das salas de aula da escola exibem lindíssimas frases sobre a importância da Leitura.

IMG_3016.JPGIMG_3020.JPG

IMG_3031.JPGIMG_3033.JPG

IMG_3024.JPG

Este foi o primeiro passatempo do dia

IMG_3032.JPG

Na BE, fez-se a apresentação do filme Apanhados a Ler, protagonizado por alunos da nossa escola, apanhados a ler em locais/posições pouco convencionais.

Foi, também, apresentado o vídeo Takes com Livros, totalmente produzido na escola, com a imprescindível colaboração do equipa do QTV Palmeiras.

Inaugurou-se a Feira do Livro de autora, que conta com obras da escritora Maria João Lopo de Carvalho,  nossa convidada,  já na próxima 5ª feira.

 

No segundo dia da Semana da Leitura, a partir do mote “Ler é …”, alunos, professores e auxiliares da ação educativa fizeram questão de ser fotografados, tudo em prol do Prazer de Ler.

No final da manhã, decorreu uma Palestra intitulada Ler os Astros- De onde viemos/ para onde vamos?, proferida pela Profª Doutora  Mariam Lopez , docente da  UBI.

IMG_3091.JPG

A nossa convidada é atualmente investigadora da Universidade do País Basco, tendo passado por várias instituições como Universidade Autónoma de Madrid, Cambridge, Instituto Superior Técnico e Universidade da Beira Interior.

Os seus interesses centram-se na Cosmologia Quântica, Energia Escura e Teorias Modificadas da gravidade.

Durante uma hora fomos brindados (alunos e professores) com a história do nosso universo, dando resposta às questões de onde viemos (Big Bang) e para onde vamos? (possíveis cenários para a evolução futura do universo), bem como uma descrição da organização do universo atual.

IMG_3093.JPGIMG_3086.JPG

No final,  a Drª Miriam Lopez ainda teve oportunidade de responder a algumas questões colocadas pela assistência.

E porque vem a propósito, aconselhamos a leitura  do poema

 

Silêncio cósmico 

Pudera eu regressar ao silêncio infinito, 
ao cosmos de onde vim. 
No espaço interestelar, vazio, negro, frio, 
havia de soltar um grito bem profundo 
e assim exorcizar todas as dores do mundo. 

Regina Gouveia

 

Na sala dos professores, os cafés foram servidos com gosto literário: E porque há provérbios, foram criados desprovérbios, todos alusivos à leitura. ( Nunca um café soube tão bem!)

Aqui fica o registo de  alguns exemplos:

IMG_3052.JPGIMG_3067.JPG

Os nossos sacos provam que Leitura é mesmo um prazer!

IMG_3069.JPG

A propósito do passatempo do dia, selecionámos o seguinte acróstico.

IMG_3066.JPG

Em todas as salas de aula foi escrita a frase do dia, do autor Joseph Addison “A leitura é para o intelecto o que o exercício é para o corpo”.  É bem verdade!

 

A Leitura continua a ser o Centro das atenções…

Na 4ª feira, como consta do nosso programa, os alunos do 7º ano participaram, em massa, no Concurso Astro-Física, dinamizado pelo grupo disciplinar de Física e Química.

Na primeira fase, todas as turmas deste ano de escolaridade  disputaram as eliminatórias; formaram equipas  e responderam a questões relacionadas com Astronomia.

Todas as sessões foram muito animadas…reinou a boa disposição, mas o objetivo principal cumpriu-se:  dar o maior número possível de respostas certas para passar à fase final interturmas.

IMG_3127.JPGIMG_3136.JPG

IMG_3125.JPGIMG_3175.JPG

A final foi muitíssimo renhida!!   Os alunos torciam pela respetiva turma, como seria de esperar.

IMG_3174.JPG

A equipa vencedora da final integrou os alunos: Eliane, Eduardo, Jimi e Manuel, do 7ºD.

IMG_3170.JPG

Parabéns a todos os participantes.

O grupo disciplinar não pode deixar de agradecer, a colaboração dos alunos da equipa do QTV:

Ainda houve tempo para se homenagear a leitura!

IMG_3165.JPG

IMG_3149.JPG

IMG_3167.JPG

Na Biblioteca, a comunidade educativa  participou  no passatempo “Já li, mas não me lembro”, mas, a avaliar pelas respostas dadas, são muitos os que se lembram.

IMG_3151.JPGIMG_3154.JPG

IMG_3152.JPGIMG_3153.JPG

O penúltimo dia da Semana da Leitura foi um dia um cheio!

Às 10h05, o Auditório do CTE encheu-se de alunos e professores para assistirem à palestra intitulada “Cinema /Matemática com Pipocas: uma jornada Matemática no grande ecrã”, orientada pelo professor Hélder Vilarinho, da UBI.

Semana da Leitura_Matemática3.jpg

A sessão cativou, desde o primeiro minuto, toda a assistência, não só pela capacidade comunicativa do orador como pelo interesse que a palestra despertou.

IMG_3182.JPGIMG_3183.JPG

Ao longo da apresentação, verificámos que existem inúmeros aspetos relacionados com a Matemática em filmes ou séries televisivas. Ficou provado que a Matemática se inspira e se manifesta em algumas obras cinematográficas ou televisivas e, como não podia deixar de ser, em obras literárias.

IMG_3188.JPGIMG_3194.JPG

IMG_3197.JPGIMG_3202.JPG 

Usou-se o cinema e a literatura para também se falar de Matemática e vice-versa.

Quanto às pipocas… não incomodaram ninguém durante a sessão!

Esta atividade foi dinamizada em parceria com o grupo disciplinar de Matemática , que faz questão  de participar ativamente na Semana da Leitura.

IMG_3220.JPG

Às 11h50m, recebemos a escritora Maria João Lopo de Carvalho. Após uma sessão de boas vindas, o nosso Diretor enalteceu a importância que estes encontros com escritores têm na promoção da leitura.

Semana da Leitura_À conversa com2 (1).jpg

Apesar de ser uma autora sobejamente conhecida, o Afonso, do 10º A, fez uma breve apresentação da nossa convidada.

IMG_3222.JPG

De seguida, a Leonor, do 10º B   leu um excerto  da  obra da autora "Marquesa de Alorna" e aguçou o apetite, a todos os que ainda não o fizeram, para a leitura deste romance histórico.

IMG-20170330-WA0000.jpg

IMG_0816.JPGIMG_0807.JPG

IMG_0818.JPGIMG_0838.JPG

A nossa convidada, no âmbito da sua última obra pulicada, intitulada "Até que o Amor me Mate, As mulheres de Camões".  desafiou todos os presentes a conhecer melhor a história do homem, do poeta, do soldado, do marinheiro, que é também o nome mais importante da literatura portuguesa, Camões, e desmistificar a ideia de que se trata de um escritor que lemos por obrigação. Provou o que dizia, desafiando alunos e alunas  a ler belíssimos textos  de Camões.

IMG_0825.JPG

Aproveitou, ainda, para partilhar connosco, para  além do extenso trabalho de pesquisa, a aventura da escrita deste livro  que a levou a viajar, sozinha, ao longo de dois meses pelos locais por onde andou Camões. Confidenciou-nos que  levou consigo apenas uma mochila e, dentro desta, um exemplar de Os Lusíadas, a que chama o “bilhete de Identidade” dos portugueses que queiram percorrer estas terras.

A sessão foi muito animada e cativante. A nossa convidada conseguiu captar a atenção de todo o auditório, com as suas histórias, e deliciar-nos com a sua forma, muito própria, de as contar…

Ainda houve tempo para responder a algumas curiosidades, tirar fotos “Super Fixes” e autografar os muitos livros adquiridos por alunos e professores.

IMG_0844.JPGIMG_0845.JPG

IMG_0847.JPGIMG_0850.JPG

IMG_0851.JPGIMG_0865.JPG

IMG_0866.JPGIMG_0868.JPG

IMG_0856.JPG

No final, a Carlota, do 11ºE, pivô do Canal QTV Palmeiras, teve oportunidade de fazer uma pequena entrevista à nossa convidada.

IMG_0858.JPG

Como forma de agradecimento, e para que não esqueça a nossa escola, a equipa da BE ofereceu este saco à Maria João L. Carvalho, que prometeu voltar.

IMG_0869.JPG

À tarde, realizou-se um Peddy Paper, intitulado a Rota dos Leitores, uma atividade dos núcleos de Estágio de Português/ Espanhol e Educação Física.

LER.jpg

Este Peddy Paper contou com a participação de duas turmas do ensino básico (7.º A e 7.º E).

À hora estipulada, os alunos das turmas selecionadas apresentaram-se para dar início à atividade, à qual aderiram com grande satisfação e entusiasmo.

A maioria das atividades disseram respeito a desafios literários, em  língua portuguesa e espanhola, não esquecendo a importância das atividades físicas, como foi o caso da escalada e o jogo do copo.

No final, procedeu-se à contagem de pontos. Oportunamente, será divulgada a equipa vencedora deste Peddy Paper.

Animação à volta dos Livros foi coisa que não faltou neste jogo.

 

A semana da Leitura está a chegar ao fim… Isto hoje só lá “foi” à Lombada!

 

No último dia, 6ª feira, realizou-se a atividade “Isto só lá vai à Lombada”, que consistiu na produção de poemas a partir de lombadas de livros existentes na BE.

O entusiasmo foi enorme e o resultado final mostrou que os nossos alunos são extremamente criativos.

Deixamos aqui alguns exemplos dos poemas construídos.

IMG_3227.JPGIMG_3231.JPG

IMG_3240.JPGIMG_3237.JPG

IMG_3252.JPGIMG_3246.JPG

No final, todos colaboraram na arrumação dos livros nas respetivas estantes, até porque outras turmas também queriam participar.

Uma atividade a repetir, pediram os alunos.

E porque gostamos de encerrar a festa do livro e da leitura com chave de ouro, à noite teve lugar o já esperado Serão Literário, um dos momentos altos desta semana.

O serão iniciou-se com uma belíssima atuação de alunos do 12º B, do  ensino artístico.

IMG_3270.JPGIMG_3276.JPG

A Ema, a  Beatriz  e o João Machado com todo o seu profissionalismo proporcionaram-nos  um excelente momento musical

Contámos, como já é  habitual, com a imprescindível colaboração do Conservatório Regional de Música da Covilhã.

Enquanto se preparava o cenário, dois ex-alunos nossos, O Celso e a Ana Agostinho, leram dois textos recheados de muito humor.

IMG_3282.JPGIMG_3286.JPG

Seguiu-se a dramatização de a “Prosticulta”, uma adaptação de um conto de Woody Allen, encenada pelo professor Jorge Ferreira, no âmbito da Oficina de Escrita por ele orientada.

Os atores entraram em cena e mostraram-nos que, afinal, os homens gastam tudo com mulheres mas é só para falar de Literatura.

IMG_3307.JPG

IMG_3291.JPG

 Os protagonistas desta noite divertiram-se e divertiram-nos com toda a sua irreverência e sentido de humor.

 IMG_3308.JPG

E porque afinal, LER é mesmo um Prazer, alunos que estavam na assistência juntaram-se a esta festa e leram, de uma forma muito sentida, poemas de Fernando Pessoa e dos seus heterónimos. Esta atividade teve a colaboração do Grupo de Teatro Pano Preto.

IMG_3320.JPGIMG_3315.JPG

IMG_3318.JPGIMG_3323.JPG

No final, procedeu-se à entrega dos certificados e dos prémios aos alunos que participaram na prova oral do CNL-fase de escola. Relembramos que 6 irão representar a escola na fase Intermunicipal.

IMG_3325.JPGIMG_3330.JPG

Como forma de agradecimento, a Equipa da BE ofereceu um miminho  a todos os que ativamente participaram neste serão.

E para que continuemos sempre agarrados aos livros, foram distribuídas, a todos os presentes, pequenas lembranças.

IMG_3333.JPG

molas- foto.jpg

IMG_3335.JPG

E como já é tradição, no final, saboreámos um apetitoso bolo. A imagem fala por si.

IMG_3340.JPG

Mais uma vez, a leitura e o livro uniriam a comunidade educativa…foi uma semana em que partilhámos  o  gosto pela leitura e pelo prazer de ler.

publicado por becre-palmeiras às 12:19

link do post | comentar | favorito

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.A NOSSA BIBLIOTECA

.FORMAÇÃO DO UTILIZADOR

.posts recentes

. BOAS FÉRIAS !!!

. Micro exposição "A Terra ...

. Uma Aventura Literária no...

. Dia da Europa

. Fase Intermunicipal da 11...

. Miúdos a votos

. Olimpíadas da Língua Port...

. ...

. Exposição na BE

. A Campanha eleitoral já c...

.arquivos

.Novidades de maio 2017

.links

.Um poema neste dia ...

Poema ao acaso

.Julho 2017

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.Estão por cá ...

.Passaram por cá ...

free web counter