Sexta-feira, 18 de Março de 2016

"Elos de Leitura"

"Elos de leitura" é o tema da Semana da Leitura 2016, a decorrer na nossa escola entre 14 e 18 de março.

Para a decoração dos espaços, foram "construídos" elos com palavras alusivas à leitura, em português, francês, espanhol e inglês.

IMG_1356.JPGIMG_1360.JPG

Os nossos alunos foram, durante a semana, apanhados a LER.

IMG_1331.JPGIMG_1431.JPG

A feira do livro está, na Biblioteca, à disposição da comunidade escolar.

IMG_1371.JPGIMG_1372.JPG

No CTE está patente a Exposição “Figuras dos Descobrimentos, que dá a conhecer personagens históricas, com destaque especial para os covilhanenses que desempenharam um papel preponderante no início dos descobrimentos portugueses.

IMG_1361.JPGIMG_1365.JPG

Privilegiámos esta ligação na elaboração do programa da Semana da Leitura, com algumas atividades que remetem para momentos históricos do passado.

A Cartografia nos séculos XVI e XVII está também em Exposição na Biblioteca – que curiosas representações do mundo, tão diferentes das da atualidade!

IMG_1787.JPG

O Clube de Leitura “Banda das Letras”, dinamizado pela professora estagiária, Manuela Aguilar, deu a conhecer o trabalho desenvolvido pelos alunos numa sessão destinada às turmas 7º E e 8º B. Mereceu especial destaque A Lua de Joana de Maria Tereza Maia Gonzalez, cuja leitura motivou este grupo para a partilha de ideias sobre alguns problemas da adolescência. Houve também um momento musical  bastante aplaudido da responsabilidade da  “Banda das Letras”.

IMG_1374.JPG

IMG_1385.JPGIMG_1407.JPG

IMG_1412.JPGIMG_1420.JPG

Na sexta-feira, as turmas B, do sétimo e oitavo ano também foram contempladas…

IMG_1749.JPG

“Do livro à tela” – este sugestivo nome designou as sessões de cinema  em que se apresentaram filmes baseados em obras literárias, nomeadamente “The cask of amolillado”, de Edgar Allan Poe. Numa viagem até ao século XIX, o autor deu uma entrevista exclusiva aos nossos alunos e ficou encantado por saber que a sua obra é tão apreciada por nós.

A manhã de quarta-feira teve início com Pseudomanifestações intituladas “Viva a leitura”. Os alunos do 12º ano apresentaram “reivindicações” sobre as tarefas das aulas de Português empunhando cartazes com slogans “provocatórios”…

Uma das palavras de ordem muita ouvida, “Oficina SIM”, reclamava momentos dedicados à escrita criativa como atividade de complemento curricular.

IMG_1437.JPGIMG_1458.JPG

O momento alto da semana foi o nosso Sarau Literário, com o lançamento do livro/fanzine O indominável colchão estupidamente sensual, de Jorge Ivanovich Salazar, produzido por alunos das turmas C e D do 12º ano, no âmbito da Oficina de Escrita Criativa, dinamizada pelo professor estagiário Jorge Ferreira.

IMG_1495.JPG

IMG_1538.JPGIMG_1550.JPG

IMG_1540.JPG

Durante este evento, os alunos leram alguns dos textos da sua autoria, bem como excertos de obras dos autores de literatura portuguesa parodiados, tais como Fernando Pessoa, António Lobo Antunes, Alexandre O’Neill, entre outros.

Os protagonistas desta noite divertiram-se e divertiram-nos com toda a sua irreverência e sentido de humor, porque afinal, LER é mesmo um Prazer!

IMG_1518.JPG

IMG_1514.JPG

Esta iniciativa contou com momentos musicais da responsabilidade dos alunos do ensino artístico e com o indispensável apoio do Conservatório da Covilhã.

IMG_1490.JPG

No final, como já é tradição, saboreámos um apetitoso bolo…

IMG_1555.JPG

Na quinta-feira, no período da manhã, o pintor covilhanense João Salcedas deixou-nos o seu olhar sobre A Cidade e as Serras, de Eça de Queirós, mostrando-nos que é possível  partir de um texto   literário e dialogar  com ele, recorrendo a outros tipos de  linguagem.

A Inês Baía leu um belíssimo excerto da obra.

IMG_1618.JPG

Foi um momento muito apreciado pelos alunos e professores que estiveram presentes.

IMG_1595.JPGIMG_1623.JPG

No final da sessão, todos puderam admirar dois belíssimos quadros e duas aguarelas deste pintor da nossa cidade.

IMG_1602.JPGIMG_1637.JPG

Os quadros estiveram expostos no espaço da Biblioteca.

IMG_1789.JPG

À tarde, decorreu o “Pé de Livro”, um peddy-paper concebido pelos professores estagiários dos núcleos de Educação Física e de Português – Espanhol para alunos de oitavo ano. Ao longo desta prova, os participantes mostraram os seus conhecimentos e competências no âmbito de diferentes disciplinas, provando que uma “mente sã” se constrói num “corpo são”, num forte elo.

Neste dia, viajámos no tempo com a recriação de um SOCO – mercado árabe, onde pudemos admirar produtos desta cultura tão peculiar.

IMG_1646.JPG

20160317_110110.jpg20160317_110058.jpg

20160317_110132.jpg20160317_110232.jpg

Alunos do 8º ano, trajados a rigor, leram histórias das Mil e Uma Noites.

DSC00948.JPG

Pudemos também conhecer de perto algumas figuras históricas do início dos Descobrimentos. Estas personalidades apresentaram-se no recinto da escola e leram publicamente excertos de textos de época alusivos às descobertas.

DSC00976.JPG

No período da tarde, decorreram duas sessões, destinadas a alunos do 8º e 9º ano,  com a escritora Dulcineia (pseudónimo de Natália Constâncio), que nos falou do seu  romance  A Súplica de D. Pedro.

A Alexandra, do 8ºD, apresentou a autora.

IMG_1680.JPG

A Rita, do 8º E, leu, de uma forma muito expressiva,  um excerto desta obra.

IMG_1696.JPG

Depois de uma interessantíssima conversa à volta desta obra, decorreu uma sessão de autógrafos.

IMG_1683.JPGIMG_1703.JPG

A Dulcineia prometeu voltar!

No Auditório do CTE, tivemos como convidada a professora Ana Cristina Silva, docente de Matemática e membro da Sociedade de Professores de Matemática, tendo apresentado uma Palestra  subordinada ao tema” Os amigos da Axiomática nas letras de Sérgio Godinho.

Com o auditório repleto de professores e alunos, esta atividade iniciou-se com a apresentação da obra  O teorema de Katherine, de John Green, pela  Mariana Fidalgo, aluna do 12ºC:

Ficámos todos com vontade de ler este livro!

Após esta brilhante sugestão de leitura, a nossa palestrante apresentou os fundamentos da Matemática, o que está por trás das equações e dos problemas. A partir das letras de Sérgio Godinho, foram realçados aspetos importantes da Matemática e do processo de aprendizagem.

No final, apelou aos alunos para não desistirem à primeira dificuldade, valorizando o gosto da descoberta desta disciplina tão fascinante!

O último dia foi dedicado à poesia. No âmbito da atividade “Vai um poema?”, dinamizada pela professora estagiária Rossana Rocha, foram distribuídos poemas  pelos elementos do Clube de Poesia à comunidade escolar.

IMG_1737.JPGIMG_1733.JPG

Durante toda a manhã, o Concurso “Descobrimento de Astronomia”, dinamizado pelo Grupo de  Ciências Física e  Química.  

Todos os alunos do 7º ano  participaram, por equipas, e responderam a questões relacionadas com a Astronomia.

IMG_1735.JPG

A final, muito renhida, com uma assistência a torcer pela respetiva turma, ditou como vencedores os alunos Manuel Bettencourt, Rodrigo Abreu, João Resende e João Pedro, do 7ºD.

IMG_1769.JPG

A QTV cobriu o evento!

IMG_1780.JPG

A equipa vencedora recebeu um livro de Astronomia.

IMG_1782.JPG

Ficou provado que a leitura uniu, mais uma vez, toda a comunidade educativa.

Foi uma semana em cheio…o Livro merece!

A equipa da BE agradece a colaboração de todos os Departamentos Curriculares, alunos e funcionários, na concretização das atividades desenvolvidas durante esta Semana.

Deixamos  um agradecimento muito especial à equipa do QTV.

 

                                                                                                    P’la equipa da BE

publicado por becre-palmeiras às 16:17

link do post | comentar | favorito

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.A NOSSA BIBLIOTECA

.FORMAÇÃO DO UTILIZADOR

.posts recentes

. Natal

. V Olimpíadas da Língua Po...

. Newsletter dezembro 2017

. DIREITOS HUMANOS / MARATO...

. ...

. ...

. Dia 3 de dezembro- Dia In...

. CONCURSO GREENCHEF 4 E O ...

. CONCURSO NACIONAL DE LEIT...

. Semana da Cultura Científ...

.arquivos

.Novidades de novembro 2017

.links

.Um poema neste dia ...

Poema ao acaso

.Dezembro 2017

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.Estão por cá ...

.Passaram por cá ...

free web counter