Terça-feira, 10 de Maio de 2016

Workshop “A musicalidade na poesia”

Decorreu ontem, dia 9 de maio, pelas 14h, no auditório do CTE o Workshop “A musicalidade na poesia” orientado pelo Professor Gabriel Magalhães.

 

IMG_2020.JPG

A sessão foi dirigida aos membros do Clube de Leitura “ Banda das Letras”, contando, também, com a presença de alguns docentes do grupo de português.

IMG_2018.JPG

De forma descontraída e interativa, o palestrante foi mostrando aos alunos que os poemas são composições musicais feitas com palavras. Explorando várias criações literárias, desde as cantigas galaico-portuguesas, à poesia de Camões, Almeida Garrett e Fernando Pessoa, percebemos que essa musicalidade está implícita ou explícita, mediante a conjugação dos sons das vogais e das consoantes, dos sons nasais (tendo cada um a sua função semântica no contexto dos poemas). O ritmo, por sua vez, é conseguido através das sílabas tónicas e da pontuação.

Foi um momento muito enriquecedor que fechou com chave de ouro: um lanche organizado pela Banda das Letras.

IMG_2022.JPG 

Deixamos, aqui, o testemunho de duas alunas.

“Na última sessão da “Banda das Letras”, dia 09 de Maio, esteve presente o professor da Ubi, Gabriel Magalhães, que analisou connosco  vários poemas previamente escolhidos e também a musicalidade dos mesmos. Convidámos também alguns colegas nossos para assistir, tendo assim uma mesa cheia de opiniões e ideias muito interessantes. Resumidamente, começámos por dois poemas de Fernando Pessoa, seguido um de Almeida Garrett. Depois analisámos um poema de Luís de  Camões e, por fim, um de Meendinho onde apurámos o nosso sentido de musicalidade enquanto leitores.”

Leonor Simão & Catarina Dias

publicado por becre-palmeiras às 17:52

link do post | comentar | favorito

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.A NOSSA BIBLIOTECA

.FORMAÇÃO DO UTILIZADOR

.posts recentes

. ...

. ...

. ...

. ...

. ...

. Dia Mundial da Bolota

. ...

. ...

. Uma Biblioteca Assombrada

. Códigos QR e Jogos Intera...

.arquivos

.Novidades de novembro 2017

.links

.Um poema neste dia ...

Poema ao acaso

.Novembro 2017

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
15
16
17
18
19
21
22
25
26
27
28
29
30

.Estão por cá ...

.Passaram por cá ...

free web counter