Ecos do primeiro dia da Semana da Leitura
Embora a Primavera teime em não aparecer, algumas andorinhas instalaram-se na nossa escola para dar as boas vindas à Semana da Leitura...A comunidade educativa deu asas à sua imaginação e participou no passatempo “Para que as andorinhas possam voar, a tua imaginação tens de soltar”
Os computadores e as portas das salas de aula da escola exibem lindíssimas frases sobre a importância da Leitura.
Este foi o primeiro passatempo do dia
Na BE, fez-se a apresentação do filme Apanhados a Ler, protagonizado por alunos da nossa escola, apanhados a ler em locais/posições pouco convencionais.
Foi, também, apresentado o vídeo Takes com Livros, totalmente produzido na escola, com a imprescindível colaboração do equipa do QTV Palmeiras.
Inaugurou-se a Feira do Livro de autora, que conta com obras da escritora Maria João Lopo de Carvalho, nossa convidada, já na próxima 5ª feira.
No segundo dia da Semana da Leitura, a partir do mote “Ler é …”, alunos, professores e auxiliares da ação educativa fizeram questão de ser fotografados, tudo em prol do Prazer de Ler.
No final da manhã, decorreu uma Palestra intitulada Ler os Astros- De onde viemos/ para onde vamos?, proferida pela Profª Doutora Mariam Lopez , docente da UBI.
A nossa convidada é atualmente investigadora da Universidade do País Basco, tendo passado por várias instituições como Universidade Autónoma de Madrid, Cambridge, Instituto Superior Técnico e Universidade da Beira Interior.
Os seus interesses centram-se na Cosmologia Quântica, Energia Escura e Teorias Modificadas da gravidade.
Durante uma hora fomos brindados (alunos e professores) com a história do nosso universo, dando resposta às questões de onde viemos (Big Bang) e para onde vamos? (possíveis cenários para a evolução futura do universo), bem como uma descrição da organização do universo atual.
No final, a Drª Miriam Lopez ainda teve oportunidade de responder a algumas questões colocadas pela assistência.
E porque vem a propósito, aconselhamos a leitura do poema
Silêncio cósmico
Pudera eu regressar ao silêncio infinito,
ao cosmos de onde vim.
No espaço interestelar, vazio, negro, frio,
havia de soltar um grito bem profundo
e assim exorcizar todas as dores do mundo.
Regina Gouveia
Na sala dos professores, os cafés foram servidos com gosto literário: E porque há provérbios, foram criados desprovérbios, todos alusivos à leitura. ( Nunca um café soube tão bem!)
Aqui fica o registo de alguns exemplos:
Os nossos sacos provam que Leitura é mesmo um prazer!
A propósito do passatempo do dia, selecionámos o seguinte acróstico.
Em todas as salas de aula foi escrita a frase do dia, do autor Joseph Addison “A leitura é para o intelecto o que o exercício é para o corpo”. É bem verdade!
A Leitura continua a ser o Centro das atenções…
Na 4ª feira, como consta do nosso programa, os alunos do 7º ano participaram, em massa, no Concurso Astro-Física, dinamizado pelo grupo disciplinar de Física e Química.
Na primeira fase, todas as turmas deste ano de escolaridade disputaram as eliminatórias; formaram equipas e responderam a questões relacionadas com Astronomia.
Todas as sessões foram muito animadas…reinou a boa disposição, mas o objetivo principal cumpriu-se: dar o maior número possível de respostas certas para passar à fase final interturmas.
A final foi muitíssimo renhida!! Os alunos torciam pela respetiva turma, como seria de esperar.
A equipa vencedora da final integrou os alunos: Eliane, Eduardo, Jimi e Manuel, do 7ºD.
Parabéns a todos os participantes.
O grupo disciplinar não pode deixar de agradecer, a colaboração dos alunos da equipa do QTV:
Ainda houve tempo para se homenagear a leitura!
Na Biblioteca, a comunidade educativa participou no passatempo “Já li, mas não me lembro”, mas, a avaliar pelas respostas dadas, são muitos os que se lembram.
O penúltimo dia da Semana da Leitura foi um dia um cheio!
Às 10h05, o Auditório do CTE encheu-se de alunos e professores para assistirem à palestra intitulada “Cinema /Matemática com Pipocas: uma jornada Matemática no grande ecrã”, orientada pelo professor Hélder Vilarinho, da UBI.
A sessão cativou, desde o primeiro minuto, toda a assistência, não só pela capacidade comunicativa do orador como pelo interesse que a palestra despertou.
Ao longo da apresentação, verificámos que existem inúmeros aspetos relacionados com a Matemática em filmes ou séries televisivas. Ficou provado que a Matemática se inspira e se manifesta em algumas obras cinematográficas ou televisivas e, como não podia deixar de ser, em obras literárias.
Usou-se o cinema e a literatura para também se falar de Matemática e vice-versa.
Quanto às pipocas… não incomodaram ninguém durante a sessão!
Esta atividade foi dinamizada em parceria com o grupo disciplinar de Matemática , que faz questão de participar ativamente na Semana da Leitura.
Às 11h50m, recebemos a escritora Maria João Lopo de Carvalho. Após uma sessão de boas vindas, o nosso Diretor enalteceu a importância que estes encontros com escritores têm na promoção da leitura.
Apesar de ser uma autora sobejamente conhecida, o Afonso, do 10º A, fez uma breve apresentação da nossa convidada.
De seguida, a Leonor, do 10º B leu um excerto da obra da autora "Marquesa de Alorna" e aguçou o apetite, a todos os que ainda não o fizeram, para a leitura deste romance histórico.
A nossa convidada, no âmbito da sua última obra pulicada, intitulada "Até que o Amor me Mate, As mulheres de Camões". desafiou todos os presentes a conhecer melhor a história do homem, do poeta, do soldado, do marinheiro, que é também o nome mais importante da literatura portuguesa, Camões, e desmistificar a ideia de que se trata de um escritor que lemos por obrigação. Provou o que dizia, desafiando alunos e alunas a ler belíssimos textos de Camões.
Aproveitou, ainda, para partilhar connosco, para além do extenso trabalho de pesquisa, a aventura da escrita deste livro que a levou a viajar, sozinha, ao longo de dois meses pelos locais por onde andou Camões. Confidenciou-nos que levou consigo apenas uma mochila e, dentro desta, um exemplar de Os Lusíadas, a que chama o “bilhete de Identidade” dos portugueses que queiram percorrer estas terras.
A sessão foi muito animada e cativante. A nossa convidada conseguiu captar a atenção de todo o auditório, com as suas histórias, e deliciar-nos com a sua forma, muito própria, de as contar…
Ainda houve tempo para responder a algumas curiosidades, tirar fotos “Super Fixes” e autografar os muitos livros adquiridos por alunos e professores.
No final, a Carlota, do 11ºE, pivô do Canal QTV Palmeiras, teve oportunidade de fazer uma pequena entrevista à nossa convidada.
Como forma de agradecimento, e para que não esqueça a nossa escola, a equipa da BE ofereceu este saco à Maria João L. Carvalho, que prometeu voltar.
À tarde, realizou-se um Peddy Paper, intitulado a Rota dos Leitores, uma atividade dos núcleos de Estágio de Português/ Espanhol e Educação Física.
Este Peddy Paper contou com a participação de duas turmas do ensino básico (7.º A e 7.º E).
À hora estipulada, os alunos das turmas selecionadas apresentaram-se para dar início à atividade, à qual aderiram com grande satisfação e entusiasmo.
A maioria das atividades disseram respeito a desafios literários, em língua portuguesa e espanhola, não esquecendo a importância das atividades físicas, como foi o caso da escalada e o jogo do copo.
No final, procedeu-se à contagem de pontos. Oportunamente, será divulgada a equipa vencedora deste Peddy Paper.
Animação à volta dos Livros foi coisa que não faltou neste jogo.
A semana da Leitura está a chegar ao fim… Isto hoje só lá “foi” à Lombada!
No último dia, 6ª feira, realizou-se a atividade “Isto só lá vai à Lombada”, que consistiu na produção de poemas a partir de lombadas de livros existentes na BE.
O entusiasmo foi enorme e o resultado final mostrou que os nossos alunos são extremamente criativos.
Deixamos aqui alguns exemplos dos poemas construídos.
No final, todos colaboraram na arrumação dos livros nas respetivas estantes, até porque outras turmas também queriam participar.
Uma atividade a repetir, pediram os alunos.
E porque gostamos de encerrar a festa do livro e da leitura com chave de ouro, à noite teve lugar o já esperado Serão Literário, um dos momentos altos desta semana.
O serão iniciou-se com uma belíssima atuação de alunos do 12º B, do ensino artístico.
A Ema, a Beatriz e o João Machado com todo o seu profissionalismo proporcionaram-nos um excelente momento musical
Contámos, como já é habitual, com a imprescindível colaboração do Conservatório Regional de Música da Covilhã.
Enquanto se preparava o cenário, dois ex-alunos nossos, O Celso e a Ana Agostinho, leram dois textos recheados de muito humor.
Seguiu-se a dramatização de a “Prosticulta”, uma adaptação de um conto de Woody Allen, encenada pelo professor Jorge Ferreira, no âmbito da Oficina de Escrita por ele orientada.
Os atores entraram em cena e mostraram-nos que, afinal, os homens gastam tudo com mulheres mas é só para falar de Literatura.
Os protagonistas desta noite divertiram-se e divertiram-nos com toda a sua irreverência e sentido de humor.
E porque afinal, LER é mesmo um Prazer, alunos que estavam na assistência juntaram-se a esta festa e leram, de uma forma muito sentida, poemas de Fernando Pessoa e dos seus heterónimos. Esta atividade teve a colaboração do Grupo de Teatro Pano Preto.
No final, procedeu-se à entrega dos certificados e dos prémios aos alunos que participaram na prova oral do CNL-fase de escola. Relembramos que 6 irão representar a escola na fase Intermunicipal.
Como forma de agradecimento, a Equipa da BE ofereceu um miminho a todos os que ativamente participaram neste serão.
E para que continuemos sempre agarrados aos livros, foram distribuídas, a todos os presentes, pequenas lembranças.
E como já é tradição, no final, saboreámos um apetitoso bolo. A imagem fala por si.
Mais uma vez, a leitura e o livro uniriam a comunidade educativa…foi uma semana em que partilhámos o gosto pela leitura e pelo prazer de ler.
. Exposição de trabalhos de...
. ...
. ...
. ...
. ...