A Implantação da República Portuguesa foi o resultado de uma revolução organizada pelo Partido Republicano Português, iniciada no dia 2 de outubro e vitoriosa na madrugada do dia 5 de outubro de 1910. Esta revolução destituiu a monarquia constitucional e implantou um regime republicano em Portugal.
A velha monarquia sofria de desgaste desde finais do século XIX e os defensores da república, particularmente o Partido Republicano, souberam tirar o melhor proveito deste processo de decadência, apresentando-se como os únicos que tinham um programa capaz de devolver ao país o prestígio perdido e colocar Portugal na senda do progresso.
Após a relutância do exército em combater os cerca de dois mil soldados e marinheiros revoltosos entre 3 e 4 de outubro de 1910, a República foi proclamada às 9 horas da manhã do dia seguinte da varanda dos Paços do Concelho de Lisboa.
Durante a semana de 3 a 7 de outubro, está patente no Centro Tecnológico/Biblioteca uma exposição / recriação deste acontecimento da nossa história:
Na entrada do edificio, José Relvas e outros republicanos discursam na varanda e proclamam a República, enquanto ela mesma – a República – recebe quem entra neste espaço.
Na Biblioteca foi recriado um gabinete onde os republicanos conspiraram contra a monarquia e prepararam a revolução. Aí é facultada informação aos visitantes e são distribuídos panfletos de propaganda republicana.
Venham visitar-nos e lembrar esta data connosco.
O grupo de História e a equipa da BE
O Mês dedicado às Bibliotecas escolares não podia ter começado melhor…
. CONCURSO NACIONAL DE LEIT...
. Miúdos a Votos - A Campan...
. ...
. ...