Terça-feira, 26 de Maio de 2015

Fernando Paulouro entre nós, contra a censura e a favor da liberdade de pensar

No dia 19 de maio, na escola Quinta das Palmeiras, decorreu um Colóquio cujo orador principal foi o Dr. Fernando Paulouro, ensaísta, escritor e ex-Diretor do Jornal do Fundão, subordinado ao tema «Censura e Liberdade de Expressão».

IMG_0094.JPG

A palestra foi deveras interessante, dado que a conjuntura atual não nos permite, a nós, jovens do século XXI, conceber muito bem um mundo com censura, onde a liberdade de expressão fosse uma incógnita. Mas Fernando Paulouro ajudou-nos a compreender melhor o que era a realidade do nosso país na época da ditadura salazarista, e, de certo modo, ousaria dizer que nos tirou “uma venda” que ainda nos oculta certas realidades que não conseguimos facilmente entender, ou melhor dizendo, ver.

IMG_0102.JPG

O ex-Diretor do Jornal do Fundão, de certo modo, abalou-nos, mais concretamente, abalou a nossa forma de pensar e de conceber o “nosso” mundo. Fez-nos imaginar um mundo onde era proibido pensar, expressar ideias e sentimentos. E, no entanto, as pessoas que detinham o poder eram cultas, embora parecessem regozijar-se com a incultura dos outros, pois essa trazia-lhes benefícios para mais facilmente estarem no poder. Levou-nos a reconhecer a atitude ignóbil de quem nos governava ― ou governa? ― e fez-nos ver novos universos por detrás das palavras, abriu-nos os olhos para ínfimos detalhes escondidos por detrás de cada letra, cada sílaba, pois só desta maneira, nas suas palavras, se podia tentar escapar às grilhetas da censura e do «lápis azul».

IMG_0105.JPG

IMG_0103.JPG

Foi um bom momento, em que cada um de nós foi impelido/a a pensar por si mesmo/a e refletir sobre o mundo em que vive e nos deveres que possui enquanto cidadão/ã. É preciso ousar a liberdade de ter liberdade.

João Rosa, 12º B

publicado por becre-palmeiras às 09:51

link do post | comentar | favorito

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.posts recentes

. NOVO ENDEREÇO

. BOAS FÉRIAS !!!

. Exposição na BE/CRE

. Miúdos a Votos

. Exposição de trabalhos de...

. ...

. ...

. ...

. Dia da Europa

. ...

.arquivos

.links

.Setembro 2018

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30