Quais os livros mais fixes?
A Biblioteca da nossa escola aderiu à iniciativa da VISÃO Júnior e da Rede de Bibliotecas Escolares, na eleição dos livros preferidos das crianças e jovens portugueses. Esta ação conta ainda com o apoio da Comissão Nacional de Eleições, da Direcção-Geral da Educação, doPlano Nacional de Leitura e da Pordata.
O processo será semelhante ao de umas eleições políticas, promovendo simultaneamente a leitura e a cidadania: haverá recenseamento, apresentação de candidaturas, campanha eleitoral, votação e escrutínio dos votos, organizados e participados por alunos.
Numa primeira fase, e após apresentação do projeto aos diretores de turma do sétimo e oitavo ano de escolaridade e respetivos alunos, procedeu-se à proposta de títulos de livros para a votação nacional.
O entusiasmo dos alunos foi bem visível nesta fase inicial.
Após publicitação dos livros candidatos a esta votação, segue-se a campanha eleitoral, que decorrerá de 1 de fevereiro a 15 de março. Os alunos candidatos defenderão junto dos colegas os seus livros preferidos, podendo fazê-lo em comícios, cartazes, programas de rádio e televisão, sessões de esclarecimento, debates… A VISÃO Júnior fará a cobertura da campanha eleitoral, no seu site e na revista (disponível na Biblioteca). Dia 16 de março é dia de reflexão. No dia 17 de março, terá lugar a votação, feita em urna, na Biblioteca da Escola, devendo proceder-se ao escrutínio com a contagem e registo dos votos até ao dia 27 do mesmo mês. No dia 23 de abril, dia mundial do Livro, serão apresentados os resultados eleitorais.
De acordo com a informação disponibilizada pela revista Visão Júnior, sabemos que estão a participar mais de 400 escolas, incluindo estabelecimentos de ensino de Angola e de Timor Leste, tendo sido propostos para a votação nacional 15.2462 títulos.
Se queremos que os Livros cheguem ao poder, toca a votar!
Divulgamos, aqui, a lista dos livros candidatos.
. Exposição de trabalhos de...
. ...
. ...
. ...
. ...