Sexta-feira, 9 de Março de 2018

Semana da Leitura "leituras com ciência"

Terça-feira, tivemos o prazer de ter entre nós o jornalista e escritor Rodrigo Guedes de Carvalho, que apresentou o seu mais recente livro, O Pianista de Hotel, nomeado para o Prémio Autores SPA – 2018, na categoria de Literatura – Melhor Livro de Ficção Narrativa. O escritor encantou, desde o primeiro momento, uma plateia muito variada, com alunos do terceiro ciclo e do ensino secundário. Referindo-se à sua experiência, destacou a importância dos livros e da leitura e incentivou os alunos que gostam de escrever a não desistirem de o fazer, ainda que encontrem dificuldades pelo caminho.

IMG_4438.JPG

IMG_4443.JPG

Os alunos revelaram curiosidade sobre aspetos referidos pelo autor, colocando-lhe questões muito pertinentes, às quais o nosso convidado respondeu com muito agrado.

IMG_4447.JPG

Seguiu-se o habitual momento de pedido de autógrafos… e foram muitos!

IMG_4460.JPGIMG_4454.JPG

Para terminar, Rodrigo Guedes de Carvalho, habituado a entrevistar, foi entrevistado pela equipa da QTV Palmeiras.

IMG_4467.JPG

No dia seguinte, os nossos alunos quiseram usar a literatura para ajudar a tratar alguns dos males que assolam a nossa sociedade. No Centro de Saúde da Covilhã e em algumas farmácias da cidade, foram distribuídas receitas para ajudar a combater, por exemplo, a solidão, a dor, a violência, a falsidade…

IMG_4314.JPG

1.jpg2.jpg

Nas salas de aula, alunos e professores leram “como se fossem outros”. O texto “A laranja”, de Jorge Listopad, foi lido expressivamente por um padre, um alentejano, um algarvio, um açoriano, uma peixeira, uma tia de Cascais, um político e o mais que os leitores quiseram ser…

No penúltimo dia desta semana de celebração da leitura, na Biblioteca, foi apresentado um vídeo de promoção da leitura do livro Pó de Estrelas, de Jorge Sousa Braga , realizado por alunos do Projeto Diz Lexia.

Foram ainda divulgados, através do circuito interno TV, book trailers produzidos por alunos da turma M (Multimédia) do décimo primeiro ano, orientados pela Professora Alcina Santos e pela Equipa da Biblioteca Escolar.

No período da tarde, decorreu o peddy paper “Mexe o Pensamento”, dinamizado pelo núcleo de estágio de Educação Física, Português e Espanhol. Alunos do terceiro ciclo, de uma forma lúdica, tiveram oportunidade de desenvolver diferentes competências no âmbito da leitura e das diferentes disciplinas.

Na Biblioteca, decorreu ainda o evento Chá com Livros, que reuniu à mesa alunos do ensino secundário para partilharem leituras. Foi um momento muito enriquecedor, que fez jus ao lema “liberta o leitor que há em ti”.

IMG_4315.JPG

IMG_4330.JPG

IMG_4327.JPGIMG_4326.JPG

IMG_4324.JPGIMG_4318.JPG

À noite, tivemos o momento alto da semana, com o “Serão Literário”, em que a música, a literatura e as ciências exatas se conjugaram num evento inesquecível.

Esta festa da leitura teve início com a interpretação dos temas Prelúdio da Suite 995, de J. S. Bach e Fandaguillo, de J. Turina, pelo aluno Nuno Pinheira, do 12º B.

IMG-20180308-WA0009.jpg

Seguiu-se a atuação do Grupo de Teatro da Escola Pano Preto, que nos presenteou com o exercício dramático “A invenção do guarda-chuva”. Os espetadores foram surpreendidos com a qualidade da interpretação dos nossos “atores”, que proporcionaram momentos hilariantes a todos os presentes.

IMG_4344.JPG

O Pedro Ruas, aluno do 12º C, protagonizou um Diálogo Improvável entre Rómulo de Carvalho e António Gedeão. Esta performance irá estar, brevemente, disponível para visualização neste blogue.

Antes da palestra, o docente de Matemática desta escola, Guilhermino Fernandes recitou o poema “ Poesia Matemática” , de Millor Fernandes. A escolha do poema foi muito elogiada pelo nosso convidado, o Professor José Paulo Viana.

Serão Cultural1.jpg

A comunicação Alguns números pela vida fora, incluindo um porco fardado de almirante proporcionou ao auditório uma incursão pela vida do palestrante, que “os deuses” (palavras do palestrante) ligaram constantemente aos números.

IMG_4348.JPGIMG_4349.JPG

No final, foram entregues prémios e certificados aos alunos que participaram no Kanguru Matemático e no Concurso Nacional de Leitura (fase de escola).

Foi, também, oferecido um “miminho” a todos os presentes.

IMG_4361.JPG

À entrada da Biblioteca, um delicioso bolo foi saboreado por todos os convivas. A imagem é bem esclarecedora.

IMG_4364.JPGIMG_4365.JPG

No último dia da  Semana da Leitura, decorreu mais uma palestra,  destinada a alunos do terceiro ciclo e do ensino secundário, intitulada O mais famoso de Todos os números. Esta palestra foi proferida, como consta do programa, pelo professor José Paulo Viana que, sendo um entusiasta das probabilidades, das matemáticas recreativas, dos problemas e da magia matemática, cativou todos os presentes.

IMG_4373.JPG

Na Biblioteca da escola, os Nanocontos continuaram a ser muito apreciados e muito votados.

IMG_4492.JPG

 

O  grande vencedor foi o Nanoconto número 13, da Adriana Las Heras, do sétimo ano, turma D.

Aqui fica o registo:

 

“Era uma vez um cientista que queria mostrar a todos o maravilhoso mundo da leitura. Como adorava livros, inventou uma máquina chamada “Imaginação”, que permitia ao leitor entrar no livro. Passados anos, descobriu que a máquina não era necessária, pois a imaginação está dentro de nós.”

 

Parabéns a todos os participantes!

Foi assim a nossa Semana da Festa da Leitura!

Ao longo da semana cruzaram-se atividades, foram abordadas temáticas transversais (ciência, Arte, Desporto, Saúde…), fez-se uma grande festa da Leitura e da Ciência…Soltámos os Leitores que há em nós!

Tudo isto só foi possível graças ao envolvimento/colaboração de toda a comunidade educativa.

Na nossa escola continuamos a LER por prazer… a Ler para aprender!

Obrigado a todos!

publicado por becre-palmeiras às 16:48

link do post | comentar | favorito

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.A NOSSA BIBLIOTECA

.FORMAÇÃO DO UTILIZADOR

.posts recentes

. NOVO ENDEREÇO

. BOAS FÉRIAS !!!

. Exposição na BE/CRE

. Miúdos a Votos

. Exposição de trabalhos de...

. ...

. ...

. ...

. Dia da Europa

. ...

.arquivos

.Novidades de abril 2018

.links

.Um poema neste dia ...

Poema ao acaso

.Setembro 2018

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

.Estão por cá ...

.Passaram por cá ...

free web counter